CRÍTICA: 3%

02:47

Olá! Hoje trago para vocês uma critica da série 3%, a primeira e mais nova serie brasileira produzida pela Netflix.

Devo assumir que quando vi os primeiros trailers da serie fiquei muito animada, pois ainda não havia visto nada desse tipo em produção nacional. Com uma história totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nas TV brasileiras e muito mais acostumados nas produções americanas.
No começo senti na serie uma mistura de Jogos Vorazes com Divergente. Jovens famintos que entram no processo para conseguir melhorar suas vidas, como nos Jogos Vorazes - com o diferencial de que em 3% você tem a escolha de entrar no processo e não precisa ser o único sobrevivente e matar os oponentes -, e passam por todo o processo para chegar a uma sociedade justa e unida, como Divergente.

Gostei muito da serie, porque vemos no mercado de series brasileiras algo muito limitado a comedia na maioria dos casos. 3% explorar uma parte pouca explorada nas nossas series, a parte do drama em um futuro pós apocalíptico.
Após a humanidade ser quase devastada um casal, conhecido como O Casal Fundador, resolve fundar uma sociedade onde as pessoas, que fossem 'dignas', pudessem viver de forma justa e bem. Essa sociedade cresce e para se entrar nela passa a ser necessário passar por um processo onde apenas 3% das pessoas poderão enfim ir para O Lado de Lá, para o Maralto.
Os que não passam no processo continuam do Lado de Cá, onde cada um tem que fazer o possível para sobreviver, onde o mundo é injusto e pessoas passam fome e muitas outras dificuldades.
Os candidatos só tem uma chance de fazer parte dos 3% que conseguiram ir viver no Maralto. Quando completam 20 anos eles podem participar do processo de seleção, e se passarem, terão direito a uma vida justa e todos os benefícios do Maralto. Caso não passem, serão jogados a própria sorte do Lado de Cá, onde terão que passar o resto de suas vidas sem chances de voltar a passar pelo processo.
Ainda assim, existe aqueles que acreditam que todos deveriam ter a chance de ir para O Lado de Lá e ter uma vida digna e justa, aqueles que acreditam que o processo é falho e injusto por si. Os que querem a todo custo derrubar o processo e mostrar a farsa do Casal Fundador, esses são os integrantes da Causa.
A Causa todo ano seleciona jovens que estejam prestes a entrar no processo, com a esperança de que eles estejam entre os 3% e que possam de dentro ajudar a derrubar e desvendar toda a farsa e assim consiga com que todos tenham direito a chegar ao Lado de Lá.

Para a primeira grande produção brasileira, no quesito serie, tenho que dizer que 3% foi um pouco além do que eu esperava, mas ainda deixou um pouco a desejar, a serie é cheia de dramas, surpresas e reviravoltas, mas senti falta de um pouco de emoção em algumas ocasiões.
Tinham algumas cenas que tinham tudo para serem cenas marcantes e fortes, mas que acabaram passando por cenas comuns, parece ter faltado emoção, um pouco mais de entrega dos atores. Um pouco mais de drama mesmo.

Por outro lado, teve atores que simplesmente me surpreenderam como o João Miguel, Rodolfo Valente e Rafael Lozano. Dos 3 os único que eu já conhecia era o João Miguel, e não esperava menos dele, todas as produções que vi com ele sempre foram espetaculares, com ótima atuação e sempre se entregando de corpo e alma ao personagem.
No caso do Rodolfo e do Rafael eu não os conhecia anteriormente, mas devo dizer, estou impressionada com o poder de atuação dos dois. Seus personagens cresceram de uma forma tremenda, ambos os personagens tem uma virada na serie que eu não imaginava. Me surpreenderam muito, pois com eles consegui sentir cada emoção que queriam transmitir, cada raiva, cada dor, consegui realmente acompanha-los.

Já no caso da Bianca Comparato, Michel Gomes e Viviane Porto deixaram um pouco a deseja, porque eram personagens que estavam ali para transbordar emoção e não conseguiram transpassar tanto assim, especialmente o personagem da Bianca. A personagem em si não passava nenhuma das emoções que deveria, como quando estava confusa, ou com raiva, ou medo, todas essas emoções pareciam a mesma coisa, você não conseguia sentir o que a personagem tava sentindo, ficou um tanto confuso.

A Vaneza Oliveira é uma que eu ainda não sei bem como analisar, a personagem dela é um pouco mais fechada, não transpassa emoção, e que não cresceu tanto nessa temporada. Então a dela vamos esperar a próxima temporada para ver se ela cresce e finalmente a conhecemos melhor.


No geral, para quem ainda esta começando 3% é uma ótima serie e que vale a pena cada episodio visto. Claro que ainda se tem alguns pontos a melhorar, mas que eu acredito que eles consigam fazer-lo ao longo das temporadas. Temos que lembrar que ainda não tivemos nenhuma produção do gênero em território nacional. Mas temos que dar todo o apoio para essa equipe guerreira que está fazendo um ótimo trabalho e torcer para que cresça e melhore cada vez mais.

Você é a favor da Causa ou do Sistema ?

CONFIRMADÍSSIMO
A Netflix confirmou no Comic Con de São Paulo a 2ª temporada de 3%. Ainda não há previsão para o lançamento, então, nos resta esperar.

Você também vai gostar

24 comentários

  1. Estou vendoo essa série! No terceiro episódio e estou amando.. Serie muito boa! Tomara ue seja o início de mais produções brasileiras nesse Nível.. asim como Supermax ue me surpreendeu tbm, apsesar da história ser bem mais pesada! Bjos
    Estou seguindo!
    https://thaydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não vi Supermax, mas estou muito afim de assistir.

      Excluir
  2. Obah mais uma série interessante pra eu ver!!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito começar a assistir!!! Com certeza vai ser muito boa

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira crítica positiva (para o que eu já li por aí) da série. Vou começar a assistir essa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que por ela ter um roteiro e enredo que normalmente as series americanas tem, as pessoas tiram suas conclusões em comparações. Mas lá eles estão anos luz avançados nesse ramo.
      É igual as novelas, lá as novelas deles são bem fracas, enquanto aqui somos muito melhores.

      Excluir
  5. Eu gostei bastante da série e não vejo a hora de sair a segunda temporada, acho que para primeira série da maioria do pessoal até que eles foram bem. Que venham mais séries legais brasileiras daqui para frente que eu irei amar, rsrs... bjos

    ResponderExcluir
  6. Eu não assisto série nenhuma, mas estou vendo muitas resenhas desta série. Aparentemente é bem legal, e espero que o Brasil invista em mais algumas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver nossa industria crescer. Agora que nós, da nova geração, estamos viciados em series, e não novelas, eles terão que se renovar kkk

      Excluir
  7. Estava mesmo querendo uma recomendação de uma série para assistir. Não conhecia essa, mas como estou querendo ver algo novo, vou acompanhar. Adoro Netflix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja e depois me diz o que achou. Gosto de debater opiniões sobre series.

      Excluir
  8. Nossa, fiquei curiosa para assistir!! <3 obrigada por compartilhar. Beijos e bom fds <3

    lepapillonmds.com

    ResponderExcluir
  9. Essa séria tá um febre, to até pensando em assistir mesmo, hehe
    Sucesso!! 😘

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda está no pensamento? '0'

      Vamos por em pratica, corre lá que tem completo na Netflix hahah

      Beijos.

      Excluir
  10. Ainda não assistir essa série, mas estou doida para assistir. Essa questão de uma cena ter tudo para ser boa e acabar faltando emoção é uma das coisas que costumo ver em produções brasileiras, mas também as produções brasileiras vem melhorando muito, quem sabe esse quesito de falta de emoção venha a não acontecer em outras séries.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou quem saiba nessa mesmo esse quesito não mude, né. Como ainda estamos no começo ainda temos como mudar muitas coisas... Vamos esperar pra ver, rs

      Excluir
  11. Parece ser uma série diferente do comum! Não sou muito fã das séries brasileiras, mas essa parece ser diferente! Geralmente as séries brasileiras tem muito palavrão, cenas fortes, etc.

    ResponderExcluir
  12. Já estou louca para assistir a essa série! Só ouço falar bem dela!
    Adorei o seu cantinho! 😍
    Convido-te a conhecer o meu blog! Se gostar, comente e siga-me! 💗
    Fique com Deus!

    Beijos, 😘
    Renatinha Araújo.
    Blog | Facebook | Twitter | Instagram | YouTube

    ResponderExcluir